Como prevenir cáries em crianças

Quem já teve cáries sabe que se elas não forem cuidadas a tempo evoluem rapidamente e podem tomar conta do dente todo, deixando-o preto e levando à perda do dente.
Muitos pais acreditam que não devem cuidar dos dentes de leite, pois eles vão ser trocados por permanentes. Que engano!
O cuidado precisa vir desde os dentes de leite.
Crianças por gostarem muito de doces e não terem consciência do quanto a escovação é importante para prevenir cáries, tornam-se mais suscetíveis.
É aí onde entra o papel dos pais, os quais precisam incutir nas crianças este senso fundamental.
Neste artigo falaremos sobre este tema tão importante, acompanhe-nos!

Cuidando das cáries
A melhor maneira de ter cuidado com a dentição das crianças é prevenir as cáries logo nos primeiros anos de vida.
Os dentes de leite surgem a partir dos seis meses de idade e continuam nascendo até os três anos. Como os dentes permanentes só começam a nascer a partir dos 6 anos, cuidar adequadamente dos dentes de leite é evitar efetivamente cáries.
O uso de creme dental com flúor neutraliza as bactérias da nossa boca e cria uma camada que evita a ação dos ácidos sob o esmalte dos dentes.
Outra forma de prevenção é indo regularmente ao dentista para verificação da condição bucal, placas bacterianas e afins.

Dicas de prevenção de cáries
Elencaremos agora dicas para a prevenção das cáries em crianças, as quais devem começar desde muito cedo com o auxílio dos pais nesse processo de higienização, até quando a criança tiver a capacidade de fazer a higienização de forma correta.
1. Mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes, os dentistas recomendam que os pais façam uma limpeza na boquinha dos bebês, enrolando no dedo indicador uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada morna e colocando levemente sobre a gengiva deles.
O melhor horário é antes de dormir, o que irá fazer com que a criança comece a se acostumar com o hábito da limpeza de seus dentes e não estranhar quando começar a usar a escova.
2. Evitar dar beijos tipo selinho ou muito próximos à boca do bebê e assoprar a alimentação da criança, quando está quente para esfriar, uma vez que facilita a transmissão de bactérias da boca dos pais para a boca da criança, alargando as chances do surgimento de cáries.
3. Os cuidados com os dentes de leite devem ser os mesmos dos permanentes, fundamentais também para a mastigação na infância e para guardar o espaço dos dentes que virão. Uma cárie em um dente de leite pode afeta o dente permanente.
4. Durante o sono a salivação de crianças e adultos diminui e a ação das bactérias na boca aumenta. Para os bebês é necessário realizar a limpeza da boca depois de mamar.
5. Evitar que a criança se alimente de muitos carboidratos e açúcares.
O consumo frequente destes alimentos, os quais parecem lanchinhos inofensivos, causam aparecimento de ácidos, que enfraquecem o mineral dos dentes, levando à cáries e erosão dentária.
6. A escovação dos dentes deve ocorrer sempre após as refeições.
7. A higienização correta é realizada com o uso de escova, creme dental adequado à sua idade e fio dental.

É importantíssimo mostrar para os pequenos como escovar os dentes traz benefícios, fazendo com que eles se apropriem deste hábito, não como uma obrigação, mas como parte da rotina.
Até a idade de 10 anos recomenda-se que os pais e responsáveis supervisionem este processo de prevenção das cáries.

Share:

Deixe uma resposta

19 − 13 =

× Fale pelo WhatsApp